O voo do Quero Quero para Santa Catarina

Esportes

08 de fevereiro de 2019 às 13:10 hr
Texto
-a
+a

GRAMADO – Ano passado os primeiros passos, toque de bola, jogadas, com efeito, que surtiu em um golaço contra o preconceito e a favor da igualdade entrou em quadra com a criação do Quero Quero Sport Club, primeira equipe inclusiva da região. Em agosto de 2018, ocorreu a estreia do clube, sendo o anfitrião da 1ª Copa Internacional de Futsal LGBT de Gramado competição inédita que reuniu equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Uruguai.

Além do desafio na busca pela inclusão e igualdade, talvez este o adversário mais complicado para vencer, a equipe grená vai até Florianópolis amanhã (9), participar da Copa Sul, na modalidade de Futebol 7 que reunirá nove equipes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A equipe gramadense é a única representante da Serra Gaúcha na competição e fará sua estreia em uma competição interestadual. 

Um dos percussores do Quero Quero S.C, Flávio Prestes, atleta e presidente do clube  mencionou da evolução do projeto do ano passado até os dias atuais, principalmente pela realização, em Gramado da primeira competição e neste ano já está confirmada a segunda edição para o mês de junho.

“Ano passado criamos o clube seguindo uma tendência mundial de equipes inclusivas, sendo a primeira da Serra Gaúcha e sendo anfitriões da Copa Gamado, desde então mais atletas e pessoas se interessaram em participar dos nossos treinamentos que são semanais e recebemos o convite para participar da Copa Sul e também de uma competição no Chile, mas mais ainda não temos estrutura para isso”, disse.

Desde o ano passado os treinamentos foram intensificados inclusive parceria com uma academia para aprimorar o condicionamento físico e Flávio pontuou do crescimento de atletas, inclusive com a criação de uma equipe de vôlei e dos objetivos do clube para a Copa Sul.

“A preparação vem em uma crescente desde o ano passado, vamos também ter equipe de vôlei, mas o principal que estamos nos estabilizando como equipe e a participação na Copa Sul, visa representar a Serra e isto já um fato a ser comemorado, mas claro que vamos tentar conquistar algum resultado relevante, temos parceria com academia e um sistema técnico e tático definido, visando sempre o nosso desenvolvimento em campo”, projetou.

Flávio ressaltou que todas as pessoas podem participar da equipe e o clube está aberto para receber novos integrantes. “Faço o convite para pessoas da região com interesse na participação, todos podem participar, temos mulheres e estamos também nos preparando para a Copa Gramado [Internacional LGBT de Futsal], somos uma família é um time inclusivo, quem quiser pode jogar”, finalizou. O Quero Quero S.C, realiza treinos semanais no ginásio da Escola Presidente Vargas, no bairro Avenida Central, em Gramado. O clube possui página no Facebook e Instagram.

Encontro Gramado LGBT

A Argentina terá representantes em Gramado no Encontro LGBT e na 2ª edição da Copa Internacional de Futsal LGBT que ocorrerá de 06 à 09 de junho. Trata-se do Gays Apasionados por el Fútbol (Gapef) instituição com sede em Buenos Aires e com filiais no Chile, Colômbia e México. O Gapef promove a inclusão através do esporte desde sua criação no ano de 2010. A equipe virá ao Brasil com delegação para a disputa dos jogos na categoria futsal, e também para participar das palestras e shows em Gramado.

“Sempre celebramos a realização de eventos como este que buscam o fortalecimento social e a inclusão sem fronteiras de todas as pessoas no campo esportivo. Agradecemos aos organizadores pelo convite”, destaca o presidente do clube, Ariel Velazquez.

Este ano, a expectativa é receber pelo menos duas delegações estrangeiras e 12 equipes brasileiras. A competição faz parte da programação do Encontro Gramado LGBT, evento organizado pelo Quero Quero Sport Club e a expectativa é de reunir mais de mil pessoas para as palestras e jogos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.sympla.com.br e ir no link encontro-gramado-lgbt-2019.

FOTO: Divulgação

« Voltar