Município perde verba federal

Cidades

07 de dezembro de 2017 às 11:32 hr
Texto
-a
+a

Em manifestação na Câmara Municipal, nesta quarta (6), o vereador Alceu Thomé (PTB) denunciou que a Prefeitura de Caxias do sul perdeu recursos federais que haviam sido destinados a atender moradores do distrito de Vila Oliva atingidos pelo temporal ocorrido em junho deste ano. Conforme o parlamentar, a informação tem origem no próprio Executivo a partir de resposta da Coordenadoria de Defesa Civil do Município sobre o repasse e a destinação dos recursos oriundos da decretação de estado de calamidade pública encaminhado pela administração ao Ministério da Integração Nacional. “O Município perdeu o prazo”, lamentou Thomé.

De acordo com o vereador, o Município demorou na expedição do cartão da Defesa Civil e, agora, não pode mais refazer o pedido. “Foi uma atitude negligente dos envolvidos com a tragédia que se abateu sobre a comunidade de Vila Oliva. Ainda mais se levarmos em conta toda a dificuldade econômica por qual estamos passando”, criticou.

Conforme informação repassada pelo Município, o problema se deu pela demora do Banco do Brasil em expedir o cartão da Defesa Civil. O processo de solicitação de recursos é feito pelo sistema S2ID e, nele, há a obrigatoriedade de informar a conta vinculada ao cartão. Procedimento que não tinha sido solicitado nem nas administrações anteriores.

A Prefeitura havia solicitado ao Estado o fornecimento de telhas para seis famílias. Além disso, foi destinada parte dos materiais recebidos por doações voluntárias para reconstrução de residências dentro do perfil de auxílio.

De acordo com a Prefeitura, as famílias apontadas pela Associação de Moradores de Vila Oliva continuam recebendo mensalmente cestas básicas. Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa da Prefeitura não retornou ao pedido de entrevista feito pela Folha de Caxias para um posicionamento oficial sobre as denúncias do vereador.

 

« Voltar