Cidades

MOBICAXIAS: Entidade é formalmente constituída

O movimento MobiCaxias (Mobilização por Caxias) foi formalmente constituído, nesta semana, durante assembleia geral realizada na Câmara de Indústria, Comércio
14 de março de 2019

O movimento MobiCaxias (Mobilização por Caxias) foi formalmente constituído, nesta semana, durante assembleia geral realizada na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços. A entidade está formalizada como uma associação civil sem fins econômicos, criada para atender ao planejamento de ações previstas no projeto Caxias 2040.

De acordo com diretor executivo, Rogério Rodrigues, a definição é importante para o modelo de cidade que se quer construir, com planejamento e ações para as próximas décadas. “Nas estruturas sociais modernas é cada vez mais presente a integração da sociedade civil organizada com o poder público, universidades, empresas, sindicatos e outras instituições. Neste conceito colaborativo e de participação comunitária, a Mobi assume importante papel no desenvolvimento econômico e social de nossa região”, afirmou.

Em funcionamento desde o ano passado, a entidade trabalha para estruturar bases que visam tornar Caxias do Sul, até 2040, um município economicamente forte, alicerçado no desenvolvimento sustentável. As prioridades têm sido os setores de infraestrutura, turismo e atração de investimento.

No aspecto do transporte, o foco é possibilitar maiores variações de escoamento com qualidade. Nesta direção estão sendo tratadas alternativas aéreas, ferrovias e hidrovias. “Uma das iniciativas mais avançadas é a validação do pré-projeto que aborda a construção de um porto no Litoral Norte, em Torres. A próxima etapa é montar o projeto para estudo das possibilidades e viabilidades”, ressaltou.

Na atração de investimento, o primeiro objetivo é não deixar que nenhuma empresa saia do município. Além disso, criar ambientes para a vinda de empreendimentos, com possibilidade de inserção de novas matrizes econômicas. O grupo de turismo trabalhará forte nos meios de revitalização dos Pavilhões da Festa da Uva, com estudo de viabilidade de um modelo de parceria público-privada para a condução dos atrativos turísticos, além de mapeamento dos pontos. O movimento é formado por 33 entidades. Mais informações na sede da MobiCaxias, junto ao Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul, das 9h as 18h, de segunda sexta, ou pelo telefone (54) 99112-7674.