Cidades

Lançado roteiro unindo santuários de Caravaggio

Percurso de 200 quilômetros passa por cinco cidades da Serra Gaúcha e da Região das Hortências
07 de maio de 2019 às 12:37

O Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, foi o local escolhido para entrar na história sediando a oficialização do Roteiro Caminhos de Caravaggio. Inspirado no mítico Caminhos de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha, o percurso serrano foi concebido com a expectativa de unir os santuários de Caravaggio de Canela e de Farroupilha por trilhas, estradas, rodovias, pontes e rios que cortam zonas rurais e urbanas de cinco cidades.

A cerimônia teve as presenças dos prefeitos das cinco cidades que fazem parte do roteiro: Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado e Nova Petrópolis. O grupo de corrida Fugindo da Genoveva inaugurou o roteiro, percorrido em pouco mais de 24 horas, enfrentando chuva forte, barro e sol forte, da manhã da sexta até perto do meio de sábado.

Com a oficialização do roteiro de quase 200 quilômetros, os peregrinos têm à disposição diversas facilidades: sinalização dos trechos para facilitar a localização e um guia com informações úteis. A publicação traz diversas orientações de como fazer a caminhada, pontos de apoio e onde se hospedar e se alimentar, entre outras. O material estará disponível nos santuários, nas secretarias de Turismo e em outros pontos que sejam de fácil acesso para os peregrinos. 

O percurso oferece a contemplação de paisagens naturais, plantações e construções antigas, além de 20 igrejas. A ideia é que o caminhante tenha este cenário como facilitador em seu momento de reflexão. O roteiro de âmbito regional aproximará as regiões turísticas da Uva e do Vinho e das Hortênsias. A expectativa é que a economia das cidades seja incrementada com expansão de até 40% no turismo.





Publicidade