Economia

INDÚSTRIA VINÍCOLA: Afavin elege nova diretoria

Rosane (D) e Fernanda estarão à frente da entidade nos próximos dois anos
22 de maio de 2019 às 11:31
Foto: Marciele Scarton, Divulgação

A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) elegeu duas mulheres para a condução da diretoria no 2019-2020. A escolha e posse de Rosane Meggiolaro Cappelletti à presidência e Fernanda Tonini à vice-presidência ocorreram durante assembleia realizada na Vinícola Tonini, em Farroupilha. Rosane substituirá a João Carlos Taffarel, que esteve na presidência durante quatro gestões: 2005 a 2008 e 2015 a 2018.

Rosane afirmou que a nova diretoria seguirá atuando na defesa dos interesses dos associados e no desenvolvimento e fortalecimento conjunto das empresas. Entre as prioridades, elencou impulso cada vez maior ao Festival do Moscatel; a realização anual da Seleção de Vinhos, a promoção da Indicação Geográfica e a quitação da reforma da Casa Poeta Oscar Bertholdo, que abriga a sede da entidade, juntamente com a Confraria Feminina.

A vice-presidente Fernanda Tonini enalteceu o crescimento e a participação feminina na diretoria. “Cada mulher que ocupa um cargo de diretoria dentro de uma entidade reforça a força feminina do interior da Serra Gaúcha. Acredito que o trabalho conjunto, partilhado entre mulheres e homens com igualdade, resulta em excelentes resultados”, avaliou.

Taffarel enfatizou que estar à frente da entidade exige grande dedicação, mas recompensa com expressivo crescimento diretivo e pessoal. “Acredito que é hora de novas pessoas e ideias se agregarem à entidade”, definiu. Juntamente com Tiago Tonini e Ricardo José Chesini, ele passa a integrar o Conselho Emérito, que acaba de ser criado com o intuito de contar com a experiência dos ex-presidentes sempre que a entidade demandar.

Os demais cargos da diretoria executiva são ocupados por Paulo Tesser, 1º secretário; Daniel Cappelletti, 2º secretário; Rafael Marchetto, 1º tesoureiro; e Ricardo Chesini, 2º tesoureiro. Leandro Bianchi Santini permanece como presidente do Conselho Técnico e de Pesquisa. Também foi renovado o Conselho Fiscal, integrado por três membros titulares e três suplentes.