Cidades

GENTILEZA: Alunos distribuem abraços a funcionários da Soprano

Alunos encontraram colaboradores nos refeitórios
23 de maio de 2019 às 12:59
Foto: Simone Onzi, Divulgação

No Dia Nacional do Abraço, comemorado em 22 de maio, alunos da 5ª turma do Programa Recriar, do Instituto Adelino Miotti, braço social da Soprano, de Farroupilha, abraçaram os colaboradores durante o horário do almoço, nos refeitórios de todas as unidades. O objetivo foi mostrar, de forma prática e efetiva, a importância de um abraço e de atos de gentileza no dia a dia de uma organização como forma de manter a harmonia e a boa convivência entre os colegas.

A ideia da ação surgiu em uma das atividades da aula de Formação para a Vida, na qual os educandos deveriam relatar situações em que presenciaram falta de gentileza em seu dia a dia e quais reações tinham quando isso acontecia. Como forma de reverter momentos assim, foram elencadas ações de valorização das atitudes gentis durante as rotinas de trabalho.

O Programa Recriar tem como objetivo oportunizar formação profissional e pessoal para jovens com idades entre 16 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo conhecimentos, habilidades, atitudes, princípios e valores que possibilitem preparação para o mundo do trabalho e para a vida. Criado há sete anos, o Recriar oferece gratuitamente curso técnico profissionalizante e atividades de complementação à escola regular. As aulas ocorrem em turno alternativo à escola, de fevereiro a dezembro. Todas as atividades ofertadas pelo Recriar são gratuitas, bem como transporte, alimentação e uniforme.