GARIBALDI: Hotel mosteiro cria memorial das Irmãs de São José

Comunidades

10 de julho de 2018 às 13:10 hr
Texto
-a
+a

Garibaldi possui mais um atrativo voltado ao turismo religioso. O Hotel Mosteiro São José desenvolveu um memorial que narra a história da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry. A história tem início em 1610, na França, e segue até 2016, em Garibaldi.

A visita, guiada pela Irmã Eulália Antoniazzi, apresenta pontos fundamentais do desenvolvimento da congregação e sua importância, principalmente atuando na saúde e na educação de comunidades necessitadas. O memorial foi desenvolvido de março a novembro de 2017, com a coordenação da arquiteta Maria Beatriz Medeiros Kother, que atua principalmente com restauração e patrimônio histórico.

No museu, são mais de três mil peças. O acervo é composto de objetos sacros, trazidos da França pelas primeiras irmãs, de utensílios de ensino, desde canetas até máquinas de datilografia, instrumentos musicais e as vestes que durante muito tempo foram utilizadas pelas religiosas. Para explicar a história de forma mais lúdica, o espaço conta ainda com um mural em forma de HQ.

As visitas são guiadas e os grupos necessitam agendar a participação pelo e-mail memorialcsjc@gmail.com ou pelo telefone (54) 3462 1703. A Rota Religiosa (Aeternum) de Garibaldi contempla ainda a Igreja Matriz São Pedro, a Ermida Nossa Senhora de Fátima e o Convento dos Capuchinhos. Detalhes em https://bit.ly/2J9J88G

 

120 anos de presença no Brasil

 

A Congregação das Irmãs de São José remonta aos meados do século XVII, na cidade de Le Puy-en-Velay, França. Tendo como fundador Jean Pierre Médaille, a congregação foi pioneira ao mesclar a vida religiosa de mulheres com o trabalho missionário – naquele tempo, apenas os homens podiam sair “em missão”, cabendo às mulheres que desejassem integrar a vida cristã permanecer na clausura.

No dia 23 de dezembro de 1898 chegaram a Garibaldi as primeiras quatro irmãs de São José. De acordo com Irmã Eulália, as religiosas foram recebidas “como um presente de Natal”. No Brasil, são atualmente seis núcleos, com a sede da Congregação brasileira em Curitiba.

O prédio da antiga Escola São José e da casa de formação religiosa assumiu outro objetivo em 1972. Sob a denominação de Hotel Mosteiro São José, passou a acolher pessoas, em sua maioria jovens estudantes que buscavam uma opção mais simples para passar a noite.

O nome foi dado pelos próprios hóspedes da época. Irmã Eulália lembra que desta forma o local nunca foi, de fato, um mosteiro. O hotel oferece um ambiente silencioso, junto à natureza, salão para convenções, café da manhã, uma ampla capela em estilo gótico e fica situado em um ponto elevado da cidade.

 

« Voltar