ELEIÇÕES 2018: Prazo para justificar ausência termina sexta

Política

06 de dezembro de 2018 às 12:45 hr
Texto
-a
+a

Os eleitores que deixaram de votar no primeiro turno das eleições, realizado em 7 de outubro, têm até esta sexta (7) para regularizar a situação eleitoral. A data está prevista no Calendário Eleitoral para eleitores entre 18 anos e 70 anos incompletos. Eles devem comparecer nos cartórios eleitorais ou fazer a quitação com a Justiça por meio da internet.

A justificativa pode ser feita por preenchimento de formulário a ser obtido gratuitamente nos cartórios, nos postos de atendimento ao eleitor, no portal de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nas páginas dos tribunais regionais eleitorais (TREs). A justificativa também pode ser feita pela internet, por meio do Sistema Justifica, disponível nas páginas do TSE ou dos TREs.

 

Como justificar

 

O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, sendo cada turno considerado uma eleição, e não justificar ausência ou quitar a multa, terá o registro do título eleitoral cancelado e ficará impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos. Também não poderá ser investido e nomeado em concurso público, nem renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, nem obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

 

 

« Voltar