DATA FESTIVA: Hospital Pompéia celebra 105 anos

Cidades

10 de agosto de 2018 às 09:07 hr
Texto
-a
+a

Para celebrar o 105º aniversário de fundação do Hospital Pompéia, homenagens serão feitas nesta sexta (10), com o objetivo de integrar a comunidade caxiense, os colaboradores e amigos da instituição. A programação terá início às 14h15, no auditório do Pompéia, com o lançamento do livro “105 anos de voluntariado: a história do Pio Sodalício das Damas de Caridade do Hospital Pompéia”. A obra contém capítulos dedicados às memórias das primeiras Damas, o perfil e a participação das ex-presidentes e a fundação da associação.

Às 15h, ocorre celebração de uma missa na capela do hospital, com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni. O Coral Stella Alpina fará uma apresentação especial e, após a cerimônia, haverá o tradicional abraço de forma simbólica ao Pompéia. O encerramento da programação será na segunda (13), na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços.

A instituição surgiu graças à iniciativa de 26 senhoras. Em 1913, o grupo denominado Damas de Caridade, depois de angariar fundos para a construção do altar-mor da Igreja Matriz de Santa Tereza, direcionou esforços para a criação de um hospital. O padre Cláudio José Pezzoli, capelão do hospital, lembra que o trabalho ajudou também a cidade a olhar com mais dignidade para a saúde e pessoas de baixa renda.

 

« Voltar