Confiança no comércio tem quarta alta seguida

Comunidades

07 de dezembro de 2017 às 11:20 hr
Texto
-a
+a

O cenário formado pela retomada da confiança dos empresários, proximidade das festas de final de ano e conjuntura econômica menos restritiva foi fundamental para que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela Fecomércio-RS, tenha alcançado 104,9 pontos em novembro. Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (6), o indicador registrou elevação de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado, consolidando a quarta alta consecutiva. “A confiança permanece em patamar otimista, em linha com o momento de recuperação econômica e com as expectativas mais favoráveis para 2018”, afirma o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn.
O indicador que mede as condições atuais do empresário do comércio avançou 34,1% na comparação interanual. Aos 77,7 pontos, o momento atual de inflação baixa e juros reduzidos contribuiu para a melhora generalizada do indicador. A avaliação dos empresários quanto à economia e ao setor segue em recuperação, puxado pela retomada do mercado de trabalho.
As expectativas dos empresários do comércio permanecem em nível otimista, atingindo 144,2 pontos. Ainda que tímido, o crescimento de 0,9% é reflexo do momento atual de inflação e juros reduzidos, além dos resultados favoráveis do Produto Interno Bruto. “A percepção de recuperação econômica é cada vez maior entre os empresários do comércio”, destaca o presidente da Fecomércio-RS.
Já os dados referentes aos investimentos do empresário do comércio mostram alta de 2,9% na comparação com novembro do ano passado, alcançando 92,9 pontos. O indicador mantém sua trajetória em direção à neutralidade. Com a consolidação das expectativas, especialmente no que diz respeito à recuperação econômica, aos poucos a intenção de investimento vem melhorando. No entanto, os investimentos para 2018, ano de eleição, estarão fortemente condicionados aos possíveis cenários eleitorais.

« Voltar