Comissão da Câmara aprova contas de Constantino Orsolin

Política

12 de junho de 2018 às 16:10 hr
Texto
-a
+a

CANELA – Após mais de dois meses de análise, a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Câmara de Vereadores apresentou um relatório favorável à aprovação das contas do governo de Constantino Orsolin (MDB) em 2009, quando o mesmo cumpria seu primeiro mandato como prefeito. Desta forma as contas podem ser colocadas a votação a partir da próxima sessão, na segunda-feira (18). No entanto, a tendência é que as bancadas dos partidos peçam mais alguns dias para analisar o relatório da comissão e decidir o voto com suas executivas.

Para a aprovação das contas de Orsolin são necessários votos favoráveis de dois terços dos vereadores (oito). No fim de março o Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhou à Câmara de Vereadores a documentação completa do exercício de 2009, apresentando um parecer inicial desfavorável à aprovação das contas do governo naquele ano. Com o relatório apresentado nesta semana pela comissão, composta pelos vereadores Marcelo Savi (MDB), Carlos Oliveira (PDT) e Leandro Gralha (MDB), foi requerida a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo, último passo na análise das contas.

Mesmo se houver uma reprovação das contas, isso nada interfere no atual mandato do prefeito, assim como a decisão não acarreta na inegibilidade de Constantino Orsolin. Assim como outros ex-prefeitos cometeram deslizes em seus governos, Constantino Orsolin também se equivocou em questões administrativas de seu primeiro ano como prefeito de Canela, em 2009. Tais equívocos não necessariamente ocorrem por má fé, mas principalmente pela execução errada de procedimentos administrativos. Dentre os apontamentos que culminaram no parecer desfavorável do TCE, nenhum deles representou prejuízo aos cofres públicos.

« Voltar