Cidades

Cidade sedia primeiro Centro de Iniciação ao Esporte do RS

A Prefeitura de Caxias do Sul inaugura, nesta sexta-feira (5), às 16h, o primeiro Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Rio Grande do Sul. O espaço está localizado
04 de abril de 2019

A Prefeitura de Caxias do Sul inaugura, nesta sexta-feira (5), às 16h, o primeiro Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Rio Grande do Sul. O espaço está localizado na Rua Eugênio Nicoletti, no Bairro São Caetano, e ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel). A inauguração é aberta aos moradores e contará com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra. O CIE tem como principais objetivos incentivar a prática de atividades físicas e contribuir para a captação e o desenvolvimento dos talentos identificados nas ações da Smel.

O Centro oferece ampla estrutura para a prática de atividades físicas, em uma área de aproximadamente 1.615 m². A quadra poliesportiva, com medidas oficiais, possui piso sintético flexível (anti-impacto), arquibancada com capacidade para mais de 180 pessoas, tabela de basquete oficial com articulação hidráulica e rodas, espaços para enfermaria, sala de professores e técnicos, copa, academia de musculação, depósito, vestiários e estacionamento, todos acessíveis para pessoas com deficiência. Ainda possui sistema de aquecimento solar completo, com painéis na cobertura, que serve para aquecimento da água utilizada nos vestiários.

O CIE São Caetano foi licitado em 2015 e a ordem de início dos trabalhos foi assinada no final de 2016. O valor total do investimento é de quase R$ 4,2 milhões. O Ministério da Cidadania participou com R$ 3,1 milhões e a Prefeitura com a diferença.

Identificação de potenciais atletas

Além da iniciação de práticas esportivas por meio dos projetos desenvolvidos pela Smel como os Jogos Abertos, Jogos Escolares e Programa Atletas do Amanhã, o CIE também será uma ferramenta para identificar e desenvolver o potencial de jovens que se destacarem nas atividades. Juntos, esses três programas atendem perto de 38 mil pessoas. O espaço servirá ainda para outros projetos sazonais e para sediar eventos organizados pela prefeitura ou com a participação de terceiros. A primeira atividade está agendada para o dia 15 de abril com o Atletas do Amanhã e depois, ao longo do mês, com os Jogos Escolares de Futsal.

Outro propósito do CIE é ampliar a oferta de equipamentos esportivos públicos. Nessa visão, possui espaço destinado à instalação de uma academia de musculação, que será licitada com recursos do Município, de forma a aprimorar o desenvolvimento físico dos atletas. "Nossa meta é trabalhar em três eixos: educacional, social e inclusivo. A ideia é contribuir para que cada vez mais pessoas pratiquem esportes e ganhem saúde", complementa o secretário Paulo Gedoz. O local contará com a presença diária de profissionais da Smel que orientarão as atividades dos atletas e zelarão pela manutenção e preservação do local.