Caxias sedia inédito evento fotográfico

Cidades

12 de julho de 2018 às 12:50 hr
Texto
-a
+a

A FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha será correalizadora da 30ª Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto e Branco, evento inédito que ocorre em Caxias do Sul a partir desta quinta (12) até 30 de agosto. A Bienal é realizada pela Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) e terá como braço local o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, que vai ciceronear todos os fotoclubes do Brasil em uma programação que contempla palestras, oficinas, assembléias, exposição e passeios fotográficos guiados. As atividades são gratuitas, mas para algumas é necessário fazer inscrição prévia.

Para a coordenadora do curso de Fotografia da FSG, Camila Cornutti Barbosa, a Bienal oportunizará uma experiência única aos acadêmicos, principalmente pela troca de experiências que terão com profissionais da fotografia em P&B. A FSG sediará palestras da programação, entre elas a Fotografia no Contexto da História, com Evandro Teixeira.

A Bienal tem perfil de concurso e festival de arte fotográfica. Nela, os fotoclubes se desafiam de forma saudável a fim de galgarem melhores posições no ranking nacional. Ela trará a Caxias do Sul renomados fotógrafos e mostrará uma das mais belas exposições coletivas no que se refere a imagens autorais de cunho artístico. A mostra ocorre a partir de 4 de agosto, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima.

A cada edição participam em torno de 3 mil fotografias de todo o país. Depois de catalogadas, as imagens são submetidas a uma seleção realizada por um corpo de jurados indicado pela Confoto. O julgamento é presencial e antecede a Bienal em 15 dias, sendo que nele os jurados selecionam as 150 melhores fotografias que farão parte da exposição, dentre elas destacadas as medalhas de ouro, prata e bronze, e mais 17 menções honrosas. A programação completa está em bienalcaxias.com.br.

 

Programação desta quinta

 

19h - Palestra de Emídio Luisi sobre o tema “Itália Mia”, 30 anos de fotografias capturadas em visitas do autor à terra natal e lançamento do livro
19h40 - Palestra de Evandro Teixeira sobre o tema “A fotografia no contexto da história”

20h20 - Palestra de Valdemir Cunha sobre “Produção de livros fotográficos”
 

Sábado (14)

14h30 - Passeio fotográfico pelo interior da colônia italiana, exclusivo para fotoclubistas

 

Domingo (15)

9h - Passeio fotográfico pelos pontos fotográficos de Caxias do Sul, exclusivo para fotoclubistas

 

« Voltar