Cidades

Caxias sedia conferência de rotarianos

Mandado de Tesser encerra-se em 30 de junho com aumento de rotarianos
24 de maio de 2019 às 12:51
Foto: Divulgação

O Distrito 4700 do Rotary International, que desenvolve diversas ações sociais nas regiões Nordeste e Planalto gaúcho, realizará nesta sexta-feira (24) e sábado (25) a 29ª Conferência Distrital de Rotary Club’s 2018-19. No primeiro dia, as atividades serão abertas ao público em geral. Na parte da manhã, a partir de 9h, o enfoque será para os jovens. São esperados 600 estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio de escolas de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos.

O conteúdo programado tem como tema as profissões, que serão tratadas em três palestras: Transformação do mercado do trabalho, Tecnologia da Informação e Liderança e Ética, uma visão de Rotary. “Falaremos sobre como fazer para chegar onde se quer”, informa Nelço Ângelo Tesser, governador 2018/19 do Distrito 4700 do Rotary International. Encerrando os trabalhos da manhã, sete profissionais de áreas distintas falarão sobre a importância das profissões em todos os sentidos. No período da tarde, o tema abordado, por meio de palestras, será Liderança inspiradora e negócios do futuro, também aberto ao público em geral, mas com enfoque para adultos.

No sábado (25), as atividades ocorrerão das 9h às 17h, exclusivas para rotarianos. “Vamos apresentar os resultados do Distrito 4700 ao longo deste último ano”, registrou Tesser. Também serão conduzidas palestras abordando o movimento social desenvolvido pelo Rotary, como intercâmbios para jovens entre 15 e 18 anos, que podem ficar até um ano estudando no exterior; e doações para o Hemocentro de Caxias, como a de uma máquina que separa plaquetas, no valor de US$ 72 mil, além de outros projetos entregues ou programados para a região.

No início do mandato de Tesser, em 1º de julho de 2018, o Distrito 4700 abrangia 130 municípios. Destes, 36 contemplam 54 clubes, sendo Caxias do Sul o município com o maior número, seis, seguida por Bento Gonçalves com quatro, totalizando 1.316 rotarianos. Um de seus objetivos era elevar estes números até 30 de junho de 2019.

Segundo Tesser, o resultado foi satisfatório. Até 23 de maio, o número de rotarianos subiu para 1.438, com manutenção dos 54 clubes, mas com acréscimo de três satélites (podem ser fundados a partir de oito pessoas), enquanto que para um normal são exigidos 20 integrantes. “Trabalhamos muito para buscar pessoas motivadas em fortalecer ainda mais o Rotary e, por consequência, as suas ações. São projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, visando ao desenvolvimento econômico e combate de doenças, sempre procurando criar um mundo melhor”, frisou. Mais informações sobre o evento no site www.rotary4700.org.br.