CONVOCAÇÃO: Secretário acusa uso de fake news contra a saúde

Política

08 de novembro de 2018 às 12:00 hr
Texto
-a
+a

O secretário municipal de Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, cumpriu convocação da Câmara de Vereadores, na tarde desta quarta-feira (7). A convocatória partiu da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. O requerimento foi assinado por 17 parlamentares e aprovado, por unanimidade, na sessão do dia 25 de outubro. A sessão foi conduzida pelo presidente do colegiado, vereador Renato Oliveira/PCdoB.

O objetivo foi prestar esclarecimentos sobre vários temas ligados à gestão da saúde pública municipal. O principal deles foi o fechamento do Postão 24H e as consequências para a prestação do serviço à população. Segundo Freitas, o Postão reabrirá como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – nível III, com capacidade de atender 500 procedimentos diários. “A média atual é de 368 só na UPA Zona Norte, mesmo com o Postão fechado há mais de 15 dias”, ressaltou.

O secretário informou que a rede básica está em fase de reforço, com a implantação do programa UBS+, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, em 2017. “Com o fechamento do Postão, além de implantar o UBS+, assumimos compromisso com o Ministério Público em alocar mais profissionais. Não houve concurso específico para o Postão, e sim, para a Secretaria de Saúde”, reiterou.

Conforme Freitas, dos 248 profissionais que trabalhavam no Postão, 152 foram realocados nas 48 UBSs, incluindo profissionais médicos, de enfermagem e auxiliares. Havia 95 matrículas de médicos, sendo que 59 foram para os postos dos bairros.

 

« Voltar