CONSUMO: Aumenta o movimento nas lojas

Comunidades

11 de julho de 2018 às 12:30 hr
Texto
-a
+a

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 6,3% durante o primeiro semestre de 2018. Foi o melhor resultado da atividade varejista, para um primeiro semestre, dos últimos cinco anos. A elevação, no entanto, não compensou as quedas acumuladas nos dois anos anteriores: 8,3% no primeiro semestre de 2016 e 1,5% em 2017.

No acumulado do semestre, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais cresceu em comparação ao mesmo período do ano passado: 14,9%. O segmento de veículos, motos e peças registrou alta de 4,1%.

No campo negativo estão os ramos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, com variação de 1,9%; combustíveis e lubrificantes, 5,8%; materiais de construção, 6,1%; e tecidos, vestuário, calçados e acessórios, 1,2%. Segundo os economistas da Serasa Experian, os setores ligados aos bens de consumo duráveis, impulsionados por taxas de juros mais baixas e pela expansão, ainda que modesta, do crédito ao consumidor, exibiram desempenho melhor do que os mais vinculados à massa de rendimentos, e lideraram a expansão da atividade varejista.

 

« Voltar