Biodigestor entra na pauta econômica do governo

Política

16 de maio de 2018 às 12:15 hr
Texto
-a
+a

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta terça (15), um projeto pró-biodigestores, idealizado por grupo de trabalho liderado pela deputada estadual Zilá Breitenbach. Entre as propostas encaminhadas estão criação de um projeto de governo que coloque o biodigestor como fator de desenvolvimento econômico; que a lei nº 14.864/2016, que institui a Política Estadual do Biometano, seja estendida para o biogás; estímulos do ICMS e para indústrias que fabriquem os equipamentos para evitar a importação; e que a rede construída entre governo e universidades seja fortalecida e institucionalizada.

O governador designou a secretária Ana Pellini, de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e os secretários Odacir Klein, de Agricultura, Pecuária e Irrigação, e Tarcísio Mineto, de Desenvolvimento Rural, para a condução do andamento da proposta no Executivo. A secretária Ana Pellini explicou que o sistema de biodigestão é a solução mais eficaz para os dejetos da produção rural, pois gera energia limpa que pode ser usada pelo produtor em diversas atividades e reduz a contaminação do meio ambiente. 
O material apresenta um diagnóstico sobre a biomassa gerada no estado, sua potencialidade e os desafios hoje enfrentados por vários municípios, que estão inviabilizados para aumentar a criação animal até achar uma resolução viável e sustentável para a destinação dos dejetos. Sugere medidas imediatas e de longo prazo para tornar a tecnologia uma realidade no campo e, futuramente, nos centros urbanos.

 

« Voltar