Bento homenageia o seu padroeiro, Santo Antônio

Cidades

13 de junho de 2018 às 12:45 hr
Texto
-a
+a

Com o lema “Sal da terra e luz do mundo”, a 140ª Festa de Santo Antônio ocorre neste 13 de junho, quarta-feira, dia festivo do padroeiro de Bento Gonçalves, onde é feriado. É uma das maiores e mais antigas festas religiosas da região, devendo reunir perto de 15 mil pessoas.

A programação terá início às 6h com alvorada festiva e repicar dos sinos em todas as comunidades. Após celebrações de missas por padres às 7h e 8h30, o bispo diocesano de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi, presidirá ato às 10h. À tarde, às 15h, será a vez da participação do bispo da Diocese de Caxias​ do Sul​, Dom Alessandro Ruffinoni, conduzindo missa campal, seguida de procissão. O pároco padre Ricardo Fontana celebrará a missa das 18h, quando ocorrerá a apresentação dos casais festeiros de 2019.

Durante o dia, haverá bênção individual da saúde com freis franciscanos e distribuição dos tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Ao meio-dia, será servido o almoço festivo no Salão Paroquial do Santuário, com ingressos a R$ 50.

Em função da programação, o trânsito sofrerá alterações. A partir das 6h ocorre a interrupção do lado direito da Rua Marechal Deodoro, sentido Centro-Bairro. A interrupção total da Rua Marechal Deodoro ocorre a partir das 14h, desde a Rua Júlio de Castilhos.

No interior do santuário haverá exposição de quadros e esculturas em madeira. Dentre elas, o quadro da primeira igreja, construída em 1876, e a escultura de Aleijadinho, de 1730. O Recanto Santo Antônio está sendo complementado com as imagens da trezena permanente e de uma escultura. Estas obras, em terra cota, são da artista plástica caxiense Daniela Antunes.

 

Programação especial na ExpoBento

 

A folga no meio da semana que os bento-gonçalvenses vão aproveitar nesta quarta é oportunidade para conferir as atrações da ExpoBento 2018. A programação de quarta-feira vem repleta de opções, especialmente para a criançada. Entre os destaques está a apresentação circense do grupo Tholl, que leva ao palco o espetáculo “Imagem e Sonho”. A apresentação é às 14h, no palco da Praça Gastronômica.

A partir das 19h será possível conferir as apresentações de Valentina Roman, participante da badalada competição The Voice Kids, e Laura Froner, que já se apresentou em programas de auditório de abrangência nacional. Outra dica são as oficinas kids do projeto ExpoBento na Mesa. Na quarta-feira, ocorrem sessões às 14h e às 17h, com participação gratuita, mediante inscrições prévias em www.expobento.com.br. Há vagas, mas são limitadas. Essa programação tem também opções para os adultos: aulas-show comandadas por chefs regionais.

 

Comunidade de Caxias também celebra a data

 

A comunidade Santa Lúcia, 9ª légua, em Caxias do Sul, está preparando a festa das capelinhas de Nossa Senhora em comunhão com a celebração em honra Santo Antônio de Pádua. Na comunidade, uma das 11 integrantes da Paróquia Santa Catarina, a devoção a Santo Antônio se consolidou há muitos anos. De igual forma, a capelinha de Nossa Senhora que, mensalmente, visita as casas traz consigo a fé e a esperança do povo que ergueu a sua primeira igrejinha em 1914.

A programação religiosa terá início nesta quarta com a missa da memória de Santo Antônio, além de ser o dia votivo de Santa Lúcia. Na ocasião, serão abençoados tradicionais os pãezinhos. 

O ponto alto das comemorações em honra à Mãe de Deus e a Santo Antônio será no domingo (17). Às 10h será celebrada a missa festiva, com a bênção dos pãezinhos e envio das zeladoras de capelinhas. Ao meio-dia, no salão da comunidade, será servido o almoço de confraternização, com ingressos ao valor de R$ 40.

Quem também se mobiliza em torno da data é o Timy Empório de Gastronomia. Nesta quarta, o estabelecimento localizado na Rua Marechal Floriano, 286, fará a distribuição de pães bentos em homenagem ao dia de Santo Antônio. A ação já tradicional prevê a distribuição gratuita de cerca de 400 pãezinhos que receberão a benção do padre Cláudio Pezzoli.

 

 

 

« Voltar