Política

APARTE

A Câmara de Vereadores deverá votar, na próxima semana, o projeto de lei que regulamenta a divulgação da lista de espera para vagas na educação infantil,
11 de março de 2019

A Câmara de Vereadores deverá votar, na próxima semana, o projeto de lei que regulamenta a divulgação da lista de espera para vagas na educação infantil, em Caxias do Sul. A proposta é de autoria da bancada do PSB. A matéria passou em primeira discussão, na sessão da quinta-feira (7). Conforme a proposição, a lista deve conter todos os dados pessoais do requerente e será afixada em local visível, na Secretaria Municipal da Educação, e disponibilizada no site da Prefeitura. Elas deverão ser atualizadas, de imediato, sempre que houver alteração na disponibilidade das vagas. “São coisas que nem precisariam de lei. Bastaria o poder público pensar na transparência e na melhoria dos atendimentos. São inúmeras as pessoas que nos procuram sem saber o que fazer, porque não são chamadas. Se virar lei, pelo menos saberemos a quantas anda a fila”, afirma o vereador Alberto Meneguzzi/PSB, que propôs a lei juntamente com os colegas de bancada, Edi Carlos Pereira de Souza e Eloi Frizzo.

E A FILA DA SAÚDE?

Bem que as proposições de mais transparência do Executivo poderiam chegar à Secretaria de Saúde. Seguindo a linha do projeto da bancada do PSB, poderiam ser propostas ao plenário duas outras listas: das consultas especializadas e das cirurgias eletivas. Nada difícil para um quadro de servidores especializados na área de informática da Prefeitura. Com isso, o cidadão que espera, em média, no mínimo, seis meses por um destes procedimentos, poderia acompanhar, diariamente, a evolução da fila de espera.

ESTRATÉGIA PARA SE COMUNICAR MELHOR

Com a intenção de capacitar os integrantes do atual governo estadual para melhor se comunicar com a população, foi realizado, nesta sexta-feira (8), no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o 1º Encontro de Comunicação, o Pensar_Com. O evento foi promovido pela Secretaria de Comunicação (Secom). Na abertura, a secretária Tânia Moreira disse que a ideia é alinhar o trabalho dos jornalistas da Secom com o dos assessores de imprensa das outras pastas e os próprios secretários. O encontro teve um painel com jornalistas de veículos de comunicação da capital e do interior com a finalidade de ouvir as críticas e sugestões da categoria. O governador Eduardo Leite/PSDB e o vice Ranolfo Vieira Júnior/PTB também participaram. “Defendo uma imprensa livre para criticar e ser criticada. Defendo lealdade e transparência nas nossas relações. Isso é muito importante. O meu grande interesse é construirmos um ambiente para conduzirmos este Estado para um destino melhor. E isso também envolve aqueles que comunicam a população”, ressaltou Leite.

VISTORIA

O vereador Rafael Bueno/PDT e o presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba), Claiton Melo, realizaram uma vistoria em quatro escolinhas infantis credenciadas com o Município, na tarde desta sexta-feira (8). A ação é um complemento ao pedido de informações aprovado, nesta semana, pelo plenário do Legislativo, a respeito das escolinhas que atendem crianças de 0 a 5 anos. O autor foi o vereador Felipe Gremelmaier/MDB. Segundo Bueno, tem escola que, mesmo recebendo dinheiro público, estaria descumprindo as leis trabalhistas. Também foram verificados problemas de infraestrutura física nas escolas. "Disseram [Secretaria Municipal da Educação] que quando começassem as aulas deste semestre as obras estariam prontas, mas o que vemos é o contrário", constatou o pedetista. O Executivo tem até 30 dias de prazo para responder aos questionamentos.