Política

APARTE

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo) foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), desta segunda-feira
02 de abril de 2019

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo) foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), desta segunda-feira (1). Tratou das reformas e do futuro do Brasil. Segundo ele, a Reforma da Previdência é o maior desafio. "O Brasil precisa desta mudança. O atual sistema previdenciário está quebrado. A boa notícia é que a reforma da Previdência fará o Brasil crescer e aumentará a renda dos brasileiros", avaliou. O deputado disse que ela vai corrigir desigualdades. Segundo ele, o custo do aposentado pelo INSS é de R$ 441 e o do setor público, R$ 5.589. Ainda segundo o deputado, o Brasil também precisa das reformas política e tributária, pois o brasileiro trabalha 153 dias por ano para pagar impostos no país. Falando de política partidária, Marcel van Hattem destacou que o exemplo vem de casa. Segundo ele, o Partido Novo não usou dinheiro do fundo partidário público, cortou gastos e usou somente 50% da verba de gabinete, além de deixar sem vacância mais da metade dos assessores que poderiam ser nomeados.

À MODA DA CASA

O deputado estadual Neri, o Carteiro/SD pretende aprovar, no Estado, uma proposta rubricada pelo voto dos ex-colegas vereadores de Caxias do Sul. Ele protocolou o projeto de lei que altera a legislação relativa à pessoa com deficiência, garantindo a inclusão do símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista nas placas que indicam o atendimento prioritário destes cidadãos, em consonância com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A inserção deste símbolo se faz necessária, pois grande parte do público não tem o conhecimento que PCD’s já possuem atendimento preferencial previsto em lei”, justifica.

OZÓRIO PRESIDE O PSDB

Ozorio Alcides Rocha foi eleito presidente do diretório do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Caxias do Sul. A eleição ocorreu, no sábado (30), no plenário da Câmara de Vereadores. A chapa foi de consenso. A nova Executiva ainda tem Rafael de Lucena Perini como vice-presidente; Verônica Estivalet como secretária; e Élvio Gianni no cargo de tesoureiro. Gilberto da Silva Almeida e Luzia Ester Santos Oss são os vogais, com Eliude Meyrer, Deivid Ilha, Altemir Zanardi e Ithamar Sitta como suplentes. A vereadora Paula Ioris permanece na Executiva, tendo em vista ser a líder de bancada no Legislativo. Ela é a nova presidente do PSDB Mulher e Luzia Ester Santos Oss foi eleita como presidente da Executiva Municipal da Juventude. Para o Conselho Fiscal foram indicados Adriano Tacca, Rogério Alves de Oliveira e Rudi de Araújo Freitas.

NOVOS SECRETÁRIOS

O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin/MDB, tem novos secretários desde esta segunda (1). O novo titular da Fazenda é Dalci De Paoli, em substituição ao vice-prefeito Antonio Fachinelli, que assumiu a Secretaria de Obras. De Paoli, que trabalhou como voluntário na APAE, destacou a parceria com o Executivo na construção da sede da entidade, em 2002. Já Fachinelli falou do desafio em tocar as cerca de 50 obras previstas para este ano. Micael Carissimi, que era secretário de Obras desde 2017, foi nomeado para a chefia de gabinete de Cettolin.