18º Entrai recordará os desafios dos imigrantes

Cidades

16 de abril de 2018 às 12:45 hr
Texto
-a
+a

Os jardins da Prefeitura de Farroupilha foram o cenário para o lançamento do XVIII Encontro das Tradições Italianos (18º Entrai), tradicional evento que celebra a imigração italiana e que ocorrerá no mês de maio, entre os dias 11 e 20, nos finais de semana, em Nova Milano. O ato de lançamento foi realizado sob a sombra das árvores do jardim do paço municipal no melhor estilo italiano, ao som das canções folclóricas do grupo Nani. No piquenique foram servidas comidas típicas como cuca, grostoli, salame, queijo e suco de uva, relembrando as refeições que os imigrantes fazem tradicionalmente nos parreirais, em épocas de colheita.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, o Entrai deste ano lembrará a simplicidade e as peculiaridades da cultura e das tradições italianas. “A programação é completamente voltada para enaltecer estas memórias”, avalia. De forma enxuta, o evento terá baixíssimo investimento de recursos públicos e o custeio das atrações se dará por meio de leis de incentivo e captação.

Desta forma, o Entrai deste ano marca o retorno às origens, a lembrança dos desafios e dificuldades enfrentados pelos imigrantes italianos que vieram para esta terra há mais de 140 anos. O berço da imigração em Farroupilha, a primeira parada, o ponto de partida para desbravar um novo país, uma nova cultura e uma nova vida. Isso tudo será lembrado, homenageado e revivido durante o 18º Entrai.

Os visitantes poderão encontrar música, dança e gastronomia típica, shows, exposição de artesanato, agroindústrias e jogos coloniais. Realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo e Cultura, o Entrai tem patrocínio da Grendene e Silvestrin Frutas; apoio do Classic Car Club, da Escola Municipal Santa Cruz, da Ecofar e da Associação de Moradores de Nova Milano.

 

« Voltar