Leia Fácil

Roberto Hunoff

Livre Iniciativa

09 de maio de 2019 às 08:40
Foto: Fabio Prina, Divulgação

Sicredi Serrana encerra assembleias

 

De fevereiro a abril deste ano, a Sicredi Serrana realizou 40 assembleias, reunindo em torno de 12 mil participantes nos 23 municípios de atuação, representatividade de 10% do quadro social. O último encontro ocorreu em Carlos Barbosa, sede da cooperativa. Na pauta, prestação de contas, destinação dos resultados, eleição do Conselho de Administração e Fiscal e mudança estatutária. Lançado em 2018, após a aprovação dos associados, o Fundo Social foi remodelado neste ano, se tornando um fundo estatutário, que destinará 2% do resultado da cooperativa para projetos de cunho educacional e cultural na região. Estará disponível para apoiar projetos de organizações sem fins lucrativos, como escolas, entidades e associações também associadas à Sicredi Serrana. O atual presidente, Marcos André Balbinot, foi reeleito para o seu terceiro mandato, enquanto a conselheira Maria Sirlei John ocupará a cadeira de vice-presidente, pela primeira vez, até 2023.

 

Missão varejista

 

O Sindilojas Caxias programou uma missão para a 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV 2019), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, no dia 29 de maio, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado. A FBV 2019 é uma oportunidade para comerciantes e fornecedores terem acesso à inovação e serviços diferenciados. Serão mais de 80 estandes de empresas com soluções tecnológicas para ponto de venda, gestão e marketing, entre outras novidades. Em paralelo, ocorrerá o Congresso Brasileiro do Varejo, que reúne especialistas de diferentes áreas para debater as tendências do setor. Serão abordados temas como inovação, empreendedorismo, tendências e gestão de pessoas.

 

Feira metalúrgica

 

Visando aprimorar o conhecimento técnico e tecnológico e estreitar relações comerciais com diversas empresas do seu segmento, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul lidera um grupo de 17 empresários em visita à Expomafe 2019 (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial), em São Paulo. O evento ocorre até sábado (11), no São Paulo Expo. A Expomafe já está sendo considerada a principal feira do setor metalmecânico, comandada pelas entidades que representam os segmentos desta cadeia produtiva. O grupo de empresários retorna à Caxias do Sul nesta sexta (10).

 

Políticas energéticas


O diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Eberson Silveira, palestrará sobre o setor energético gaúcho e as ações voltadas ao seu desenvolvimento na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) de segunda (13). Silveira é mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Engenharia Mecânica na área de energia. Também atua como conselheiro do Grupo Temático de Energia do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.