Leia Fácil

Fernando Santos

APARTE

16 de abril de 2019 às 08:40

Executivo nunca viu a realidade

 

Esperar sob o frio intenso e, muitas vezes, debaixo da chuva ao redor das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é a única chance que milhares de pessoas têm para conseguir uma consulta ou fazer um exame na rede pública em Caxias do Sul pelo SUS. A maioria dos postos não tem uma estrutura de abrigo para essas pessoas que, além de enfrentar o rigor do clima, ainda estão à mercê de criminosos. Isso porque muitas madrugam na fila em locais desprotegidos pela ausência da segurança pública municipal. Foi esta realidade que chamou a atenção do vereador Alberto Meneguzzi/PSB. Nesta segunda-feira (15), ele protocolou indicação à Secretaria da Saúde para que o Centro Especializado em Saúde e as UBSs abram mais cedo, durante o inverno, para abrigar os pacientes. O horário de atendimento seria mantidos, mas, pelo menos, os usuários ficariam menos vulneráveis ao clima e à criminalidade.

 

FALTA POUCO

 

Parece que o sonho do vereador Rafael Bueno/PDT está próximo de virar realidade: a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cristo Redentor, concluída há mais de dois anos. Segundo informações do Executivo, ela deve ser aberta até o início de maio. Nesta segunda à tarde, o pedetista visitou o prédio para ver de perto o mobiliário e os equipamentos. Bueno ressaltou que serão cinco comunidades atendidas, onde vivem 13 mil pessoas. Destas, pelo menos 4 mil aderiram a um abaixo-assinado entregue ao Ministério Público em abril de 2018, pedindo a abertura da UBS. "Ver essa obra pronta há tantos meses e sem uso sempre foi uma situação que revoltava e entristecia os moradores, além de obrigá-los a buscar atendimento em UBSs do outro lado da BR-116”, ressaltou Bueno, que atestou a qualidade da estrutura que será disponibilizada à população daquela região da cidade.

 

PRESTÍGIO AO POMPÉIA

 

O deputado estadual Neri, o Carteiro/SD foi uma das autoridades que estiveram presentes, na manhã desta segunda, ao evento Golden Day, que comemorou a Acreditação Hospitalar com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) ao Hospital Pompéia. “O Pompéia é uma referência para o povo de Caxias do Sul e de todo o estado. São quase 106 anos de muita dedicação, carinho e acolhida. Foi emocionante participar da comemoração de mais essa conquista, o que só reafirma a qualidade do atendimento prestado pela instituição", afirmou Neri, que pousou para foto junto ao técnico de futebol Luis Felipe Scolari, o Felipão.

 

O MÍNIMO PARA O MÍNIMO

 

O salário mínimo proposto pelo governo do presidente Jair Bolsonaro/PSL 2020 é de R$ 1.040, o que representa reajuste de 4,2% em relação ao atual R$ 998. O valor consta no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, apresentado nesta segunda pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. Até 2019, o salário mínimo foi corrigido pela inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, mais a variação do Produto Interno Bruto de dois anos anteriores. Como a lei que definia a fórmula deixará de vigorar em 2020, o governo optou por reajustar o mínimo apenas pela inflação estimada para o INPC.